sábado, 14 de março de 2009

ATIVIDADE III - SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO -"AFINAL O QUE É CIDADANIA?"

Nunca se falou tanto sobre cidadania, em nossa sociedade, com nos últimos anos. Mas afinal, o que é cidadania? Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este". No sentido etimológico da palavra, cidadão deriva da palavra civita, que em latim significa cidade, e que tem seu correlato grego na palavra politikos - aquele que habita na cidade.
No sentido ateniense do termo, cidadania é o direito da pessoa em participar das decisões nos destinos da Cidade através da Ekklesia (reunião dos chamados de dentro para fora) na Ágora (praça pública, onde se agonizava para deliberar sobre decisões de comum acordo). Dentro desta concepção surge a democracia grega, onde somente 10% da população determinava os destinos de toda a Cidade (eram excluídos os escravos, mulheres e artesãos). A mídia confunde muito entre o Direito do Cidadão e o Direito da Consumidor, por isso questiono o aspecto ideológico desta confusão intencional.

  • O homem tornar-se Ser Humano nas relações de convívio social.
  • O Ser Humano tornar-se indivíduo quando descobre seu papel e função social.
  • O Indivíduo torna-se pessoa quanto toma consciência de si mesmo, do outro e do mundo.
  • A pessoa torna-se cidadão quando intervém na realidade em que vive.
  • Quem estuda o comportamento do Ser Humano? Seria a antropologia, a história, ou a sociologia?
  • Quem estuda o comportamento do indivíduo ? Seria a Filosofia, a sociologia ou a Psicologia?
  • Quem estuda o comportamento da pessoa ? Seria a Filosofia, a sociologia ou a Psicologia?
  • Quem estuda o comportamento do cidadão ? Seria a Sociologia, a Filosofia ou As ciências políticas?
  • Quem garante os direitos do Ser Humano? A Declaração Universal do Direitos Humanos.
  • Quem garante os Direitos do Consumidor? O Código do Consumidor.
  • Quem garante os Direitos da pessoa? A própria pessoa ( amor próprio ou auto-estima).
  • Quem garante os Direitos do cidadão? (A Constituição e suas leis regulamentares).
  • Existe realmente uma natureza humana? Teologicamente, afirmamos que existe a uma natureza humana. Seguindo a corrente existencialista (J.P. Sartre) negamos tal natureza.
  • Que diferença existe entre o direito do consumidor e o direito do cidadão? Ao Consumidor deve ser dado o direito de propriedade enquanto ao cidadão deve ser dado o direito de acesso
  • O que significa tornar-se pessoa no nível psicológico e social? A pessoa é o indivíduo que toma consciência de si mesmo ("Tornar-se Pessoa" de Karl Roger)
  • Como podemos intervir na realidade, modificando as estruturas corruptas e injustas? Quando os direitos do cidadão lhe são oferecidos, e o mesmo passa a exercê-lo, há modificação de comportamento.


© Copyright 2001 - Prof. Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Pós-graduado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões; Pós-graduado em educação religiosa pelo Instituto Batista de Educação religiosa.


Ser cidadão na minha comunidade


Todo ser humano, independente da idade, etnia, religião, etc, é um cidadão, e isso quer dizer que ele tem deveres e direitos dentro da sociedade. Precisamos querer e aprender a zelar por nosso país, dentro de nossa comunidade, pois fazendo isso estaremos exercendo a cidadania e atuando na construção da organização política. Devemos saber que somos uma peça de extrema importância para mudar qualquer situação, não adianta só reclamar, temos que agir, trabalhando para a melhoria de nossa comunidade, nossa cidade, que é direito que deve ser exercido todos os dias.Ser cidadão é ter consciência dos limites colocados pela sociedade e participar da construção coletiva de regras que organizam a comunidade em que vivemos. É colaborar nas relações pessoais e participar de ações solidárias. Temos que perceber e respeitar os diferentes pontos de vista, usar o diálogo como instrumento de difusão de idéias e resolução de problemas e buscar a justiça nas situações de conflito.Para que haja o crescimento da comunidade, não são apenas os políticos que devem seguir os preceitos éticos, mas também todos nós, a cada instante, em todas as circunstâncias devemos agir com ética. Respeitar os direitos dos outros; defender os próprios direitos; lutar pela justiça; acompanhar o desenvolvimento da comunidade e do país, trabalhando pelo seu progresso e combatendo ações que prejudiquem a nossa comunidade. Seja qual for a idade, o credo, a etnia, todos devem praticar a cidadania. Assim estaremos exercendo nossos deveres e direitos e colaborando para o crescimento da nossa comunidade.
Autora: Aluna: Lucimone Aparecida Resende Alves
Professora: Maria Antônia Pereira
Colégio Estadual Mansões Paraíso
Série: 3ª (EJA)
Cidade: Aparecida de Goiânia


"O desenvolvimento de um cidadão ético não cai do céu. É um esforço diário e não deve ficar a cargo dos outros”.
( psicóloga Angela Branco, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília ).



Musica: Pacato Cidadão – Grupo Skank (para ouvir a musica clique aqui:http://www.youtube.com/watch?v=iBdDjlZCYJQ


QUERIDOS ALUNOS, BASEADOS NOS TEXTOS LIDOS , FAÇA SEU COMENTÁRIO E PUBLIQUE NO BLOG.

TÍTULO DO COMENTÁRIO: “Afinal o que é cidadania?”

PUBLICAR ATÉ DIA 20 DE ABRIL DE 2009. ( VALE 2,0 PONTOS)

domingo, 8 de março de 2009

ENCONTRO CONHECIMENTO - ATIVIDADE II SOCIOLOGIA - ENSINO MEDIO



E o poeta disse:
"..é preciso caminhar na escuridão e se encontrar com o coração do homem, com os olhos da mulher, com os desconhecidos das ruas, dos que a certa hora crepuscular ou em plena noite estrelada precisam nem que seja de um único verso...
Esse encontro com o imprevisto vale pelo tanto que a gente andou, por tudo que a gente leu e aprendeu...

É preciso perder-se entre os que não conhecemos para que subitamente recolham o que é nosso da rua, da areia, das folhas caídas mil anos no mesmo bosque (NERUDA, 1980, p. 274) .

Marcos Ferreira – professor doutor da faculdade de educação da USP.
Assim a jornada estudantil, ou a busca de conhecimento superior, interno que brota do coração se dá numa intelecção amorosa, isto é, num amor inteligente que ama a própria compreensão.
Esta atitude de intelecção amorosa, característica de uma filosofia latino-mediterrânea, se transforma, rapidamente, numa inteléquia jactante; ou numa palavra prazerosa permeado de pão e vinho junto aos amigos, pois a amizade é o bem supremo.
Abrir-se ao contingente, ao inesperado, ao imprevisto no interior do mais cotidiano banal.
ALUNOS LER OS TEXTOS E PUBLICAR COMENTARIO ATÉ DIA 20 DE ABRIL DE 2009 . (atividade valendo 2,o pontos)

quinta-feira, 5 de março de 2009

ATIVIDADE I - SOCIOLOGIA - 1 ano, 2 ano e 3 ano - Ensino Médio

DIA 8 DE MARÇO DE 2009
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
FRASE PARA REFLEXÃO:

"LUGAR DE MULHER É NA COZINHA"


















Chico Buarque
MULHERES DE ATENAS
Para ouvir a música clique aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=094GnJWIrCw
...Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos
Os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas
Não tem sonhos, só tem presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas, morenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
as gestantes abandonadas, não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
As suas novenas Serenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos...


“ A SAGA DA MULHER CONTEMPORÂNEA ”
(Faustino Vicente)
http://www.youtube.com/watch?v=MnUOAmbr9WQ&feature=related
“O século passado notabilizou-se por grandes transformações científicas, tecnológicas, econômicas e sociais, tendo os historiadores destinado um capítulo especial para o despertar da mulher, na busca de seus direitos e resgate de valores subjacentes. Consciente, e inconscientemente, a mulher deu a luz a maior revolução mercadológica das últimas décadas levando as lideranças empresariais a descobrirem o riquíssimo potencial do 'produto' que mais agrega valor para a mulher contemporânea – a praticidade. Fruto desse valor percebido surgiram os alimentos semi-preparados e prontos, as roupas feitas para todos os gostos e bolsos, os eletrodomésticos de grande utilidade no lar e uma gama enorme de serviços domiciliares. A concentração de produtos e serviços oferecidos pelos shopping centers, os transportadores de escolares, o delivery e tantas outras ofertas que tiveram como alvo principal poupar tempo – única 'matéria-prima' que não tem reposição - daquelas que cumprem, no mínimo, duas jornadas de trabalho. Ah! Não podemos nos esquecer das facilidades da sedutora Internet e do irresistível celular, que revolucionaram o sistema de comunicação. A instituição do Dia Internacional da Mulher nos permite crer que elas têm, sim, o que comemorar, porém entendemos que a data deva se constituir num fórum de debates sobre a não observância de determinados direitos, que continuam privilegiando os homens. Um dos exemplos mais gritantes é o da não aplicação do princípio da isonomia salarial. Entre as diversas causas do avanço da participação da mulher no mundo dos negócios destacamos o seu mérito pessoal, a escalada de desemprego, o sonho da independência financeira e econômica e a ajuda no orçamento familiar. Colaboraram, também, a perda do poder aquisitivo, o desejo natural de assegurar melhor padrão de qualidade de vida aos filhos e a certeza de que poderia desempenhar, com a mesma eficácia e dignidade, tantas outras tarefas como a de dona de casa – que aliás, ela nunca abandonou. Suprir essas necessidades e acreditar no sonho de dias melhores motivam as mulheres a 'trabalhar fora', apesar da injustiça salarial caracterizar grande parte do universo feminino. Servidoras públicas, profissionais liberais e funcionárias de empresas que, realmente, praticam os princípios da responsabilidade social são alguns exemplos de isonomia salarial. É justo reconhecer que a mulher é a alma do Terceiro Setor, cujo desenvolvimento tem resgatado a cidadania de um sem número de pessoas. A sua sensibilidade e a sua capacidade de se indignar diante das injustiças sociais mostram que ela é mais generosa em compartilhar, com o próximo, o mais precioso tesouro do planeta – o conhecimento. Ela prova que a parte mais importante do corpo humano não é o cére
bro e nem o coração - é o ombro... o ombro amigo.




Atividade(produção de texto argumentativo) - atividade valendo 2,0 pontos
Para realizar esta atividade siga os passos:
PRAZO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: ATÉ DIA 20 DE ABRIL DE 2009

A) Ler : a "Frase" ;
B) leia fragmento da musica"Mulheres de Atenas"
C) leia o Texto " “ A SAGA DA MULHER CONTEMPORÂNEA ”
D) Fazer uma uma reflexão
E) publique sua opinião (texto argumentativo)

F) Nâo se esqueça de colocar no seu comentario: seu nome completo, série e turma, nome da Escola e e-mail