sábado, 14 de março de 2009

ATIVIDADE III - SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO -"AFINAL O QUE É CIDADANIA?"

Nunca se falou tanto sobre cidadania, em nossa sociedade, com nos últimos anos. Mas afinal, o que é cidadania? Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este". No sentido etimológico da palavra, cidadão deriva da palavra civita, que em latim significa cidade, e que tem seu correlato grego na palavra politikos - aquele que habita na cidade.
No sentido ateniense do termo, cidadania é o direito da pessoa em participar das decisões nos destinos da Cidade através da Ekklesia (reunião dos chamados de dentro para fora) na Ágora (praça pública, onde se agonizava para deliberar sobre decisões de comum acordo). Dentro desta concepção surge a democracia grega, onde somente 10% da população determinava os destinos de toda a Cidade (eram excluídos os escravos, mulheres e artesãos). A mídia confunde muito entre o Direito do Cidadão e o Direito da Consumidor, por isso questiono o aspecto ideológico desta confusão intencional.

  • O homem tornar-se Ser Humano nas relações de convívio social.
  • O Ser Humano tornar-se indivíduo quando descobre seu papel e função social.
  • O Indivíduo torna-se pessoa quanto toma consciência de si mesmo, do outro e do mundo.
  • A pessoa torna-se cidadão quando intervém na realidade em que vive.
  • Quem estuda o comportamento do Ser Humano? Seria a antropologia, a história, ou a sociologia?
  • Quem estuda o comportamento do indivíduo ? Seria a Filosofia, a sociologia ou a Psicologia?
  • Quem estuda o comportamento da pessoa ? Seria a Filosofia, a sociologia ou a Psicologia?
  • Quem estuda o comportamento do cidadão ? Seria a Sociologia, a Filosofia ou As ciências políticas?
  • Quem garante os direitos do Ser Humano? A Declaração Universal do Direitos Humanos.
  • Quem garante os Direitos do Consumidor? O Código do Consumidor.
  • Quem garante os Direitos da pessoa? A própria pessoa ( amor próprio ou auto-estima).
  • Quem garante os Direitos do cidadão? (A Constituição e suas leis regulamentares).
  • Existe realmente uma natureza humana? Teologicamente, afirmamos que existe a uma natureza humana. Seguindo a corrente existencialista (J.P. Sartre) negamos tal natureza.
  • Que diferença existe entre o direito do consumidor e o direito do cidadão? Ao Consumidor deve ser dado o direito de propriedade enquanto ao cidadão deve ser dado o direito de acesso
  • O que significa tornar-se pessoa no nível psicológico e social? A pessoa é o indivíduo que toma consciência de si mesmo ("Tornar-se Pessoa" de Karl Roger)
  • Como podemos intervir na realidade, modificando as estruturas corruptas e injustas? Quando os direitos do cidadão lhe são oferecidos, e o mesmo passa a exercê-lo, há modificação de comportamento.


© Copyright 2001 - Prof. Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Pós-graduado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões; Pós-graduado em educação religiosa pelo Instituto Batista de Educação religiosa.


Ser cidadão na minha comunidade


Todo ser humano, independente da idade, etnia, religião, etc, é um cidadão, e isso quer dizer que ele tem deveres e direitos dentro da sociedade. Precisamos querer e aprender a zelar por nosso país, dentro de nossa comunidade, pois fazendo isso estaremos exercendo a cidadania e atuando na construção da organização política. Devemos saber que somos uma peça de extrema importância para mudar qualquer situação, não adianta só reclamar, temos que agir, trabalhando para a melhoria de nossa comunidade, nossa cidade, que é direito que deve ser exercido todos os dias.Ser cidadão é ter consciência dos limites colocados pela sociedade e participar da construção coletiva de regras que organizam a comunidade em que vivemos. É colaborar nas relações pessoais e participar de ações solidárias. Temos que perceber e respeitar os diferentes pontos de vista, usar o diálogo como instrumento de difusão de idéias e resolução de problemas e buscar a justiça nas situações de conflito.Para que haja o crescimento da comunidade, não são apenas os políticos que devem seguir os preceitos éticos, mas também todos nós, a cada instante, em todas as circunstâncias devemos agir com ética. Respeitar os direitos dos outros; defender os próprios direitos; lutar pela justiça; acompanhar o desenvolvimento da comunidade e do país, trabalhando pelo seu progresso e combatendo ações que prejudiquem a nossa comunidade. Seja qual for a idade, o credo, a etnia, todos devem praticar a cidadania. Assim estaremos exercendo nossos deveres e direitos e colaborando para o crescimento da nossa comunidade.
Autora: Aluna: Lucimone Aparecida Resende Alves
Professora: Maria Antônia Pereira
Colégio Estadual Mansões Paraíso
Série: 3ª (EJA)
Cidade: Aparecida de Goiânia


"O desenvolvimento de um cidadão ético não cai do céu. É um esforço diário e não deve ficar a cargo dos outros”.
( psicóloga Angela Branco, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília ).



Musica: Pacato Cidadão – Grupo Skank (para ouvir a musica clique aqui:http://www.youtube.com/watch?v=iBdDjlZCYJQ


QUERIDOS ALUNOS, BASEADOS NOS TEXTOS LIDOS , FAÇA SEU COMENTÁRIO E PUBLIQUE NO BLOG.

TÍTULO DO COMENTÁRIO: “Afinal o que é cidadania?”

PUBLICAR ATÉ DIA 20 DE ABRIL DE 2009. ( VALE 2,0 PONTOS)

Nenhum comentário: